terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

COMO O ALCOOLISMO ACABA COM UM SER HUMANO

Visitando alguns familiares que não via há mais de quarenta anos. Ao tocar a campainha da casa do meu tio, me deparei com uma criatura que não mais lembrava devido o tempo. Mas ao se apresentar constatei que era exatamente o adulto de uma criança que cuidei mesmo também sendo ainda criança, mas ele era bebê.
Nada mais havia naqueles traços lindos e dóceis da infancia. Encontrei um homem envelhecido com aspecto de seu avô. Completamente deformado pelo uso contínuo do álcool. Fui ainda informada de que mais dois irmãos dele, que são em doze, também padecem desse mesmo mal.

Considero o alcoolismo a pior de todas as doenças degenerativas. Principalmente porque, a família adoece junto e o sentimento de solidariedade e compreensão não fica presente. O que reina é a raiva e o desprezo. Tornam-se criaturas invisíveis mesmo estando presentes. São geralmente consideradas   um estorvo. Enquanto que se essa pessoa fosse acometida de um câncer ou outra doença qualquer teria toda atenção por parte dos familiares.



 Que doença triste, mesmo com o reconhecimento pela OMS, Organização Mundial de Saúde de que uma doença e que requer tratamento, não se consegue aceitar.
Eu acho que a maior das desgraças são os fabricantes principalmente de cachaça, que é uma bebida barata que o acesso é mais fácil, são milionários em detrimento da desgraça de muitos brasileiros.
O alcoolismo é realmente o maior dos problemas numa família  e na sociedade, com um agravante o doente raramente quer ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário