segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

OS IDOSOS




Somos um país que caminha para uma população eminentemente idosa.  Hoje as pessoas estão ultrapassando os noventa anos e isso é preocupante porque nem sempre os familiares estão dispostos a cuidarem delas. Um dos problemas maior são os costumes e cultura deles que deve ser respeitadas, mas incomoda a geração atual.
Visitei uma amiga que está com uma irmã de noventa e dois anos em sua casa. Ela é irmã apenas paterna, pois quando sua mãe casou essa irmã já existia, havia perdido a mãe. E ela continuou com a madastra que a tratava muito bem, mas morreu.
Então o que eu observo é que a senhora de noventa e dois anos sofre em saber que não possui nada naquela casa. O quarto não é o dela, não pode fazer o que talvez queira como não tomar banho na hora que desejaria, ou comer depois e não naquela hora.
Então é muito difícil para o idoso hoje. Algumas famílias colocam pessoas cuidadoras que como a mídia divulga de quando em vez, maltratam-nas. Quando se põe num asilo é pior ainda, pois considero uma prisão, tem hora pra tudo até ir dormir sem ter sono.
Na verdade o bom seria se nós começássemos a nos tornarmos pessoas dóceis, humanas, solidárias e menos autoritárias. Quem sabe seríamos bem tratados na nossa velhice.
É uma situação que todos nós estamos passíveis de vivermos.
Se dermos amor hoje,, com certeza ou quem sabe talvez tenhamos de volta no futuro como frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário