segunda-feira, 18 de abril de 2011

A morte é certeza, mas a idade não....


Sêneca no seu livro “Aprendendo a viver” foi muito feliz ao afirmar: “É triste, porém, ter a morte diante dos olhos”, dizes. Em primeiro lugar, tanto velhos a têm diante dos olhos quanto os jovens. Não somos chamados de acordo com a idade e além disso, ninguém é tão velho que não possa esperar mais um único dia. Um único dia é o tamanho da vida.
Diante dessas afirmativas, nos remetemos às nossas vidas e de nossos entes queridos. Com certeza cada um de nós já participamos da partida de alguém querido.
Para nós significa uma grande incógnita. Algumas religiões afirmam algumas idéias que convence a uns, outros não. O certo é que este dia virá a qualquer um de nós independente da idade, cor, condição social ou credo, é a única certeza de algo concreto.
Mas eu gostaria de me ater a uma  deixa do Seneca acima citado – um único dia é do tamanho da vida. Esta afirmativa nos mostra quanto pode acontecer nas nossas vidas, num único dia. Lembro até um fato histórico, o dia D, dia em que as nações se reuniram e decretaram o fim da trágica II Guerra Mundial, que ceifou milhares de vida. Então um dia teve um grande significado. Temos aqui o dia Fico, o trágico 31 de março. Mas temos o dia em que os brasileiros foram anistiados e tiveram o direito de voltar do exílio. Enfim se fôssemos citar fatos da história nos alongaríamos. Mas na nossa vida, se consultarmos nossa memória desde a tenra infância, tivemos muitos dias significativos com certeza.
Pois bem como o título está direcionado à morte, não nos atemos a ela, vivamos nossa vida praticando o bem, ajudando o próximo e sempre praticando o correto, dessa forma teremos um bom final de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário