quarta-feira, 9 de março de 2011

Pequenas coisas pelo ambiente todo No título eu digo ambiente todo, isso porque discordo do termo “meio ambiente”, porque é o todo. Fiquei pensando um: Fraternidade e a vida no Planeta. As propostas são em número bem extenso com dicas para protegermos o planeta. Passarei agora a narrar onde eu procuro fazer isso há bastante tempo, talvez desde a Eco 92. No banho eu não deixo o chuveiro ligado o tempo todo inclusive não o abro todo. Por morar no nordeste não uso chuveiro elétrico; Vou à cidade a pé e como moro em um local alto sempre volto de ônibus deixo o carro em casa, economizo combustível faço caminhada e não poluo o ar; Ao lavar roupas e pratos, economizo o máximo não deixando a torneira aberta; Desligo a geladeira por uma hora diária; Não jogo lixo na rua etc.etc.. Mesmo com tanto cuidado fico doente, pois poucas pessoas têm essas preocupações, acham que é besteira. Mas se formos enumerar as pequenas coisas que deveríamos fazer com certeza nosso planeta estaria mais confortável para as próximas gerações. Pois se hoje presenciamos catástrofes sérias imagine daqui há alguns anos. Gostaria ainda de lembrar um detalhe, alguns religiosos que inclusive viveram no século XX como. D. Hélder Câmara, D. Pedro Casadaglia, D. Oscar Romero, Pe. Melo e muitos outros eu realizavam trabalhos comunitários, já pregavam ações que até hoje essas comunidades seguem à risca, como: preservar a floresta, as nascentes, plantar árvores e muitas outras que hoje é que está vindo à tona, mesmo que a maioria da população ache que nada vai acontecer. Enfim são as nossas pequenas ações que contribuirá com a vida no Planeta.



No título eu digo ambiente todo, isso porque discordo do termo “meio ambiente”, porque é o todo.
Fiquei pensando um: Fraternidade e a vida no Planeta. As propostas são em número bem extenso com dicas para protegermos o planeta.
Passarei agora a narrar onde eu procuro fazer isso há bastante tempo, talvez desde a Eco 92.
No banho eu não deixo o chuveiro ligado o tempo todo inclusive não o abro todo. Por morar no nordeste não uso chuveiro elétrico; Vou à cidade a pé e como moro em um local alto sempre volto de ônibus  deixo o carro em casa, economizo combustível faço caminhada e não poluo o ar; Ao lavar roupas e pratos, economizo o máximo não deixando a torneira aberta; Desligo a geladeira por uma hora diária; Não jogo lixo na rua etc.etc.. Mesmo com tanto cuidado fico doente, pois poucas pessoas têm essas preocupações, acham que é besteira.
Mas se  formos enumerar as pequenas coisas que deveríamos fazer com certeza nosso planeta estaria mais confortável para as próximas gerações. Pois se hoje presenciamos catástrofes sérias imagine daqui há alguns anos.
Gostaria ainda de lembrar um detalhe, alguns religiosos que inclusive viveram no século XX como. D. Hélder Câmara, D. Pedro Casadaglia, D. Oscar Romero, Pe. Melo e muitos outros eu realizavam trabalhos comunitários, já pregavam ações que até hoje essas comunidades seguem à risca, como: preservar a floresta, as nascentes, plantar árvores e muitas outras que hoje é que está vindo à tona, mesmo que a maioria da população ache que nada vai acontecer.
Enfim são as nossas pequenas ações que contribuirá com a vida no Planeta.


3 comentários:

  1. Boa tarde, Maria do Carmo.

    Estou lhe seguindo e voltarei depois, para ler com mais calma.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, querida amiga.

    Adorei seu texto. Eu também economizo luz, água, etc. Depois de enxaguar alguma roupa, eu uso a água para iniciar a lavagem de outra.
    Não demoro debaixo do chuveiro, mesmo que a energia elétrica não fosse tão cara.

    Muito obrigada pela honra da sua visita.

    Um grande braço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  3. Ô Maria do Carmo...

    Agradeço-lhe pelo belíssimo comentário, cheio de gentileza e carinho.

    Beijos no coração.

    Tenha uma linda noite cheia de paz e alegrias.

    ResponderExcluir