terça-feira, 29 de março de 2011

O chão de terra




Não faz muito tempo que em cada moradia existia sempre um quintal ou pomar como outrora se chamava. Hoje a maioria só quer morar em apartamento, mas ainda há muita gente morando em casas térreas. Mas uma coisa me chama atenção, é o uso indiscriminado de  cimento e cerâmica. Porém esse novo formato de habitação extinguiu o contato das pessoas com a terra. Nesses locais se plantava fruteiras, verduras, roseiras e ainda era o espaço onde as crianças brincavam de boneca, de casinha, cozinhado enfim uma gama de brincadeiras que ilustrava a memória delas e que hoje não mais existem. Como sempre houve a separação de menino e menina, os meninos jogavam bola de gude, fincão, pião e até muitas vezes eram o pai nas brincadeiras das meninas.
Mas os avanços nos trouxeram muitas novidades. Primeiro as meninas não brincam mais de boneca e sim de imitar os adultos, se vestem como tal  e o brinquedo que oferecem são os computadores e jogos.
Quanto ao título desta modesta crônica gostaria de refletir a falta que faz esse chão de terra. Primeiro não há como plantar nada e segundo o cimento e a cerâmica esquenta demais, contribuindo e muito com o aquecimento global.  E por fim até as minhocas que têm o seu papel de fertilizar a terra também ficaram sem chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário