quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cultura no brasil



Para conseguir ascender culturalmente no nosso país, o esforço tem que ser imensurável. Fazer um mestrado ou doutorado, só um percentual mínimo consegue atingir.
Outro dia recebi um email sobre o deputado federal Tiririca. O referido texto colocava as vantagens econômicas que o deputado consegue mensalmente. Com uma riqueza de detalhes atingindo um contingente de duzentos e cinqüenta reais mensal. No final ele diz o seguinte: “eu não estudei e ganho tudo isso e tu abestado estuda pra que, vai ser político”.
Essa semana o ex presidente Lula da Silva veio a Pernambuco proferir uma palestra para empresários e recebeu para isso a ÍNFIMA quantia de trezentos e cinquenta mil reais. E como sabemos ele não estudou, não fez sequer uma graduação.
No entanto meu filho de trinta e dois anos, desde os quatro estuda sem parar, só esse ano conseguiu passar numa seleção de mestrado. E enquanto Lula estava proferindo sua palestra ele estava preparando uma capacitação de matemática para professores da rede de ensino do Recife com uma remuneração de cem reais a hora/aula. Veja quanta disparidade. Será que nossos jovens conseguem ter interesse para estudos?
Cultura no nosso país está cada vez mais complicado.

Uma cidade sem controle de trânsito



Lendo o Jornal Diário de Pernambuco e às segundas feira o escritor Paulo Coelhos escreve sobre suas viagens ao exterior, e encontrei a seguinte observação que muito me chamou a atenção.
Na cidade de Drachten na Holanda os acidentes se sucediam com uma cosntancia impressionante. Então os governantes resolveram mudar o sistema de trânsito. Retiraram todos o semáforos e placas de trânsito, acabaram com as faixas divisórias das rodovias, criaram parques com fontes luminosas e aquáticas, para que os pedestres ao esperar para atravessar se abastecesse de paisagens lindas e aconchegantes.
Pois bem, com esse sistema os motoristas são os responsáveis pelo andamento do trânsito. Enfim, deles depende todo o funcionamento. Com isso, as pressas acabaram a solidariedade se instalou fortemente. Só pra se ter uma idéia, para entrar à esquerda ou direita depende exclusivamente deles.
Será que esse sistema funcionaria no Brasil? Tenho minhas dúvidas e você?