sexta-feira, 22 de julho de 2011

A resistência do negro no Brasil


A resistência do negro no Brasil

Há pouco tempo circulava na mídia nacional a seguinte pergunta: “onde você esconde o seu racismo¿ E eu sempre via e começava a refletir. O negro sofreu todo tipo de tortura durante a escravidão, excluíam deles a existência da alma.
Até a igreja católica possuía escravos. E nisso foi devidamente arraigado no interior do brasileiro, pelo menos da grande maioria, uma resistência e discriminação da pessoa com a melanina alta.
Quando fiz pós graduação deveria apresentar um artigo ao final, escolhi escrever sobre o negro, mas o orientador, mesmo sendo afro descendente, não conseguiu indicar algum tema, pois todos que eu sugeria, eram imediatamente colocadas dificuldades. Acabei  escrevendo o artigo sobre o livro de Jorge Amado Capitães de Areia.
Essa sempre foi a minha grande preocupação, o negro e a sua realidade. Até porque, meu pai era negro, já falecido, minha mãe era branda de olhos verdes. Mas casei com uma pessoa de cor. Acho que nunca escondi o meu racismo, pois não o possuo. Mas cada um dos leitores com certeza terá muitas histórias para contar nesse sentido. Verdade são preconceitos arraigados.
Nas novelas, todos os negros ou negras são sempre serviçais das casas, raramente e de acordo com as pesquisas o negro está sempre pra trás, poucos se dão bem.
Então é realmente um problema nacional, mas devia ser visto que somos uma nação mestiça, uma verdadeira miscigenação, acho que um número bem ínfimo de brancos existe no nosso país, basta verificarmos nossos ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário